Desconto de Duplicatas: O que você Precisa Saber Sobre

Quando falamos de empresas que buscam uma maior flexibilidade financeira e desejam obter um melhor fluxo de caixa, o desconto de duplicatas é uma ótima alternativa.

Por isso, neste artigo, vamos te contar tudo sobre, explicar o que é e como você pode usar para auxiliar no crescimento e organização financeira da sua empresa. Vamos lá?

O que são Duplicatas Descontadas?

O desconto de duplicatas é uma forma que empresas têm para melhorar o seu fluxo de caixa e manter atividades diárias da empresa. É um serviço muito utilizado por pequenas e médias empresas que desejam antecipar alguns recebíveis.

Ela pode ser considerada uma antecipação de recebíveis, onde uma empresa irá antecipar a você um valor referente ao seu título em troca da cobrança de uma taxa, já descontando impostos e despesas bancárias.

Como funciona o Desconto de Duplicatas

Nessa operação temos o sacador, que é você, e o sacado, instituição que adquire o seu título de duplicata. Quando o devedor (que deve a você) efetuar o pagamento, a instituição recebe. 

Caso o devedor atrase o pagamento, o dinheiro é debitado da conta da empresa que fez a venda (você). Ou seja, enquanto o documento não for quitado, permanece a sua obrigação com a instituição financeira.

Quais tipos de duplicatas existem?

Quando falamos deste serviço, existem 2 tipos. São eles:

Duplicata de venda mercantil (DM)

Ocorre como o próprio nome diz, quando há venda de mercadorias.

Duplicata de serviços (DS)

Ocorre quando há prestação de serviços entre duas partes.

Portanto, como você pode ver, tanto faz se você vende um produto ou serviço. É possível antecipar os seus recebíveis com segurança.

Vale a pena Descontar a Duplicata?

As duplicatas descontadas são uma ótima alternativa para fugir de altas taxas de juros, impostos e da burocracia e conseguir um rápido recurso financeiro.

Nesse modelo, você consegue obter dinheiro na mão de forma ágil e são envolvidas apenas 3 taxas:

  • IOF (Imposto sobre Operações Financeiras)
  • Taxa administrativa (taxa cobrada pela instituição responsável por comprar sua duplicata)
  • Taxa de desconto (juros mensais até o vencimento do documento)

Vamos conhecer um pouco mais sobre elas?

IOF

O IOF é um tributo federal que incide sobre as operações financeiras. E ele pode ser aplicado de duas formas diferentes quando falamos sobre duplicatas.

A primeira é sobre o valor total da operação, no qual incide 0,38%. A segunda forma é a média diária de 0,0041%, chegando no limite de 1,5%.

Taxa Administrativa

Também conhecida como taxa de abertura de crédito, ela é uma taxa que as instituições cobram pela contratação do serviço e possuem um valor fixo.

Taxa de desconto ou juros

Os juros talvez sejam a taxa mais conhecida pelas pessoas. Ele também é aplicado quando falamos do desconto de duplicatas.

Vantagens da Duplicata Descontada

Como você pode ler até aqui, trabalhar com duplicatas descontadas pode trazer uma série de benefícios para o seu negócio, mas ainda podemos citar: 

  • Menor burocracia a empréstimos e outras formas de captação de dinheiro
  • Pode utilizar um valor que só receberia no futuro
  • Taxa de juros menor comparada a empréstimos bancários
  • É possível se antecipar e realizar bons negócios
  • É possível planejar e organizar o seu fluxo de caixa

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