O que muda na contabilidade em 2021?

O ano de 2020 foi um ano de inúmeras mudanças em todos os ramos e profissões, entre eles o da contabilidade. Nesse momento, você deve estar se perguntando: então, o que muda na contabilidade em 2021?

 

Qual modelo de contabilidade vai prevalecer?

Hoje existem dois modelos de negócios no mercado da contabilidade. No primeiro, o(a) profissional se coloca apenas como alguém que atua na preparação de documentos e no cálculo de impostos. No segundo, os profissionais têm como foco o relacionamento e o desenvolvimento de processos.

Como hoje já existem diversas ferramentas que automatizam esses cálculos e preparam automaticamente os documentos e o cálculo de impostos, é fácil visualizar que o primeiro modelo está fadado a acabar. Nesse contexto, a tecnologia passa a ser uma grande aliada. As empresas devem contar cada vez mais com sistemas e soluções que facilitarão a execução dos processos.

 

Qual o perfil de profissional desejado?

Levando em conta as informações do tópico anterior, a estratégia passará a ser o grande diferencial dos contadores do futuro. Além disso, a tendência da contabilidade em 2021 é que cada vez mais os profissionais sejam motivados e até exigidos a serem plurais. A especialidade ainda é valorizada, mas é importante manter a mente aberta para outras possibilidades e aprendizados.

Muito é falado, também, sobre as soft skills, as habilidades e competências mais requisitadas no mercado do futuro. Entre as principais habilidades, estão a comunicação, a empatia, a criatividade, a liderança, a inteligência emocional e a capacidade de resolução de problemas.

 

Em que mais a digitalização do mundo irá influenciar?

O mundo está cada vez mais digital e isso vale para todas as áreas. Se antes da pandemia você achava que teria tempo para promover a digitalização no seu escritório com calma, agora não resta dúvida de que esse tempo não existe. É essencial estabelecer vínculo com seu público e a melhor forma é através de uma presença digital consistente. O bom contador deve gerar valor para os clientes, auxiliando com conteúdos que demonstrem sua autoridade.

 

Então quais as dicas para um profissional de contabilidade em 2021?
  • Invista em tecnologia

A automatização de processos proporciona o aumento de produtividade e reduz a incidência de erros. Com isso, você se tornará mais estratégico(a) e conseguirá identificar soluções favoráveis para o(a) cliente.

O mercado de trabalho, em todos os setores, se atualiza com muita velocidade e é preciso manter-se atento(a) sobre as mudanças de tributação que deverão vigorar nos próximos anos.