Um dos maiores desafios de profissionais da medicina que equilibram sua profissão com uma gestão de uma clínica própria é garantir o sucesso a curto e longo prazo de forma sustentável, para isso é necessário contar com um plano de negócios bem estabelecido.
A elaboração de um plano de negócios para um consultório médico pode agregar diversos benefícios tanto para o crescimento da clínica, quanto no dia a dia das operações.
Criar processos dinâmicos e otimizados economiza tempo e direciona o foco para as atividades essenciais.
Parte da profissionalização da gestão de uma clínica médica consiste em estabelecer um planejamento futuro bem desenvolvido com metas e métodos para alcançar esses objetivos.
O ideal é manter o gestor a par do andamento de todos os setores da empresa de forma fácil.
Boa parte dos profissionais médicos tendem a sonhar com o início de uma clínica própria, mas nem sempre esses médicos sabem que esse processo depende não só dos conhecimentos técnicos como também de gestão administrativa, financeira e de marketing.
A criação dessa estrutura vai muito além da compra de móveis para escritório de contabilidade, empreender é sempre um desafio que demanda muito estudo e dedicação para lidar com questões que não abrangem a formação universitária de um médico.
Além de oferecer um bom atendimento e garantir todas as certificações médicas para operar, o médico precisa se adaptar a um mercado para fazer seu trabalho render e chegar até mais pacientes.
Uma agenda de consultas cheia e uma lista de pacientes bem atendidos são as metas e as grandes conquistas de uma clínica médica de sucesso, para chegar nesses objetivos é mais que necessário investir em processos, pessoas e estrutura para atender mais e melhor.
O desafio de organizar uma clínica médica fica mais simples quando se tem um plano de negócios mais bem formulado, esse documento propõe um diagnóstico da situação atual, verificação de possibilidades e novos formatos de gestão informatizados.
A tecnologia pode ser uma grande aliada na gestão de um consultório médico, além de ser cada vez mais simples de se informatizar prontuários, receitas e agendamento de consultas, assim como outras questões estruturais da gestão da clínica.
O que é um plano de negócios?
Um primeiro olhar para a folha de resposta para a criar um plano de negócios pode fazer parecer que se trata de uma estrutura complicada, mas na verdade se trata de um processo simples e mais que necessário para o funcionamento sustentável no dia a dia da clínica.
É de extrema importância compreender que uma clínica médica vai além de cuidar apenas da questão médica, dos agendamentos e consultas. Uma clínica é um empreendimento como qualquer outro e precisa de estratégias para seu crescimento e estabilidade.
O processo de formulação de um plano de negócios passa por fazer um levantamento de todos os membros envolvidos nos processos, suas tarefas, os setores envolvidos, a situação atual da empresa e do mercado e metas bem estabelecidas.
Além do corpo médico que aparece como fachada comercial moderna de uma clínica, essa estrutura de empreendimento pode manter profissionais na área de atendimento, marketing, financeira, gestão de recursos humanos e zeladoria dos espaços.
Cada um desses setores devem ser citados e colocados em pauta ao longo da formulação de um plano de negócios.
Além da simples implementação desse processo, é interessante estudar tendências do mercado e aderir a processos mais eficientes.
Quando se trata de um empreendimento na área médica é mais que necessário desenvolver um plano de negócios completo para manter a organização, dinamizar o tempo de trabalho e também otimizar os investimentos garantindo mais lucro.
O mais recomendado é que o plano de negócios de uma clínica médica seja criado nas primeiras fases do empreendimento, antes mesmo da inauguração.
Se isso não foi possível, ainda assim é positivo desenvolver um planejamento futuro com correções de rota.
Por que ter um plano de negócios para um consultório médico
Ter um plano de negócios para uma clínica médica é mais importante que uma mera formalidade como o uso de crachá tamanho padrão.
Essa ferramenta se mostra extremamente eficiente para reduzir custos e potencializar o crescimento da empresa.
Esse documento cria um diagnóstico, para usar um termo da área médica, sobre o mercado em que a clínica está ou estará e como ela deve se posicionar. Junto a isso, o plano de negócios define a proposta de valor da marca da clínica, definindo processos e metas.
Com um plano de negócios formalizado, os gestores podem otimizar o uso de tempo e recursos no dia a dia.
Além de se preparar com antecedência para os riscos e oportunidades futuras do seu nicho, e desenvolver a clínica como um empreendimento.
Junto com a revisão dos processos mais tradicionais, o plano de negócios visa a implementação de novas ferramentas para dinamizar a atividade da clínica com menos trabalho humano e mais otimização da experiência do paciente.
Software portaria virtual, atendimento automático dia e noite, prognósticos, diagnósticos, agendamentos e receitas enviados por email e acompanhamento automatizado são alguns dos mecanismos recém implantados que fazem sucesso no ramo da medicina.
Também é importante compreender que o plano de negócio deve ser feito em um momento e seguido, mas o planejamento é um processo contínuo e deve estar sob constante revisão para que os resultados apareçam e novas metas sejam traçadas a partir da conjuntura.
Como criar e em quais momentos
Entendendo o que é um plano de negócios e sua importância dentro do contexto do dia a dia de uma clínica médica é preciso pensar em como aplicar esse planejamento dentro do próprio empreendimento da área da saúde.
Esse processo é dividido por fases que abordam as mais diversas áreas pertencentes ao consultório e também a conjuntura do mercado que a empresa está inserida.
Desde os valores destinados ao folder personalizado da clínica até o agendamento de consultas.
O tamanho e a complexidade com base no tamanho da clínica e seu estágio de desenvolvimento, esse planejamento pode ser feito para conquistar investimentos, definir metas e oferecer uma apresentação das prestações de serviço da clínica.
De forma geral, é possível dividir um plano de negócios para clínicas médicas especializadas nos seguintes passos:
- Reunir informações;
- Analisar o mercado;
- Planejar a presença no mercado;
- Marketing e branding;
- Definição de processos do dia a dia;
- Implementação de softwares e ferramentas.
Diferente de um comércio onde os primeiros momentos dos negócios são marcados por um evento de inauguração de loja, um consultório precisa estar desde os primeiros dias de atendimento prontos para operar com cem por cento da qualidade de operação.
Todos os pontos de uma empresa da área médica devem ser planejados antes do começo dos atendimentos.
Os equipamentos, o treinamento dos funcionários e a adaptação às novas tecnologias devem ser feitos para a consultoria começar a todo o vapor.
No dia a dia, esse cenário deve ser sempre revisto, além de checar se as metas estão sendo alcançadas e se os métodos definidos estão sendo seguidos, é sempre possível que o planejamento exige uma correção de rotas mais assertivas e corretas.
Considerações finais
Portanto, para qualquer ramo profissional é preciso de planejamento para que a empresa consiga atingir resultados concretos.
No caso de uma clínica médica isso não é diferente, além do consultório e uma mesa de reunião com cadeiras é preciso desenvolver estratégias.
O plano de negócios pode ser organizado como um documento e nele estão descritos os objetivos, metas, as ações estratégicas e o tempo estipulado para colher os resultados. Esse planejamento garante uma maior compreensão tanto da clínica quanto do mercado.
Essa ferramenta é extremamente útil para que os médicos empreendedores administrem a empresa sem perdas de tempo e com melhores resultados. O grande desafio da gestão de uma clínica está em conciliar a atividade física e empresarial.
Além de planejar processos e estabelecer metas é necessário rastrear inovações do mercado que podem facilitar esse planejamento e também praticar de forma disciplinada e coerente com os objetivos traçados.
Com esse projeto de planejamento empresarial para a sua empresa é possível maximizar o resultados das ações, com uma gestão otimizada, o médico gestor ou empreendedor pode focar a sua atenção no atendimento com qualidade, que é a atividade que gera retorno real.
Para favorecer esses resultados, é necessário que as empresas garantam o máximo de detalhe e minúcia em seu planejamento estratégico, se tratando de uma clínica, todas as questões médicas, administrativas e de marketing devem ser levadas em consideração.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.