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gestão da clínica médica
Como fazer a gestão da clínica médica de forma eficiente

A parte administrativa é fundamental para o bom andamento dos negócios, tal recurso é altamente necessário em diferentes segmentos, incluindo o médico. Porém, muitos líderes sentem dificuldade na gestão da clínica médica.

Para que a gestão ocorra conforme o esperado, é preciso estar atento para alguns pontos das empresas, como os custos, operacional, pessoas e estratégias.

Para uma empresa que oferece o serviço terceirizado de controlador de acesso hospitalar, o ideal é colocar em prática as boas ações de gestão e identificar os gargalos internos, levando em consideração as particularidades do ramo.

Em conformidade, pode-se obter bons resultados na gestão com a implementação adequada das diferentes soluções disponíveis, como a otimização de processos por intermédio da tecnologia.

Contudo, é crucial estar atento para as necessidades dos clientes, pois, de acordo com a observação feita pelos especialistas em negócios, focar no sucesso do cliente é fundamental para o êxito empresarial.

Seja na inclusão de armário de medicamentos para fins estéticos, um recurso novo de atendimento e ainda o uso da linguagem adequada, a jornada do cliente, neste caso pacientes, precisa ser um foco das clínicas médicas.

Por fim, é correto dizer que a gestão da clínica médica engloba esferas diferentes, mas que geram impactos tanto para o âmbito interno quanto para o cenário externo.

Afinal, o que é a gestão de clínica médica?

Para contextualizar o entendimento, é válida a compreensão do efetivo significado do conceito de gestão. A gestão é um conjunto de ações tomadas com a finalidade de melhorar os processos internos.

No entanto, para que o plano de ação consiga ser efetivo no atendimento das questões internas, é importante estar atento para as particularidades internas do negócio. Alguns pontos devem ser observados, como:

  • Perfil de clientes;
  • Pontos fortes;
  • Pontos a serem desenvolvidos;
  • Objetivos gerais e específicos.

Essas são as principais pautas a serem consideradas pelas equipes e gestores no momento de elaborar o plano de ação.

As empresas atuantes na área da saúde devem ter em mente que o ramo tem um regulatório, deste modo, as ações tomadas precisam seguir em conformidade com as diretrizes dos órgãos reguladores.

Isso não quer dizer que a gestão de clínicas médicas é mais complexa ou importante do que a gestão de uma empresa que comercializa produtos para o lar, como persiana painel tela solar. Porém, é crucial focar nas necessidades do ramo.

Por isso, é válido destacar os desafios a serem enfrentados e as ações positivas que podem ajudar o processo administrativo.

Controle de qualidade

As empresas que trabalham na área da saúde devem ter consciência de que há um padrão pré-determinado pelos órgãos reguladores, os quais exigem qualidade no tipo de atendimento prestado e também na gestão.

Aliás, é esperado pelo público que as clínicas saibam lidar de forma empática com os clientes, neste caso, pacientes.

A qualidade precisa ser estendida aos detalhes, portanto, para que a gestão de clínicas médicas seja realizada com qualidade, deve-se focar na contratação de colaboradores de referência e confiança.

Em adição, os materiais também devem seguir de acordo com as normas propostas, isto é, a inclusão de papel timbrado psicologia na lista de compras, materiais descartáveis e poltronas. Esses são os pontos que fazem diferença para a qualidade.

Para a aplicação do controle de qualidade na gestão, é válido contar com o apoio dos colaboradores para analisar o cenário interno e averiguar se, de fato, atende aquilo que foi proposto pelas diretrizes dos órgãos reguladores.

Gestão de custos

O controle de custos é um ponto importante na gestão, aliás, as finanças são fonte de preocupação de empresas e indivíduos no Brasil.

Tal fato é confirmado porque trata-se de um país em pleno desenvolvimento, característica que é vista na população. Ainda assim, é preciso considerar que as empresas brasileiras, em suma, se encaixam na categoria das PMEs, inclusive as clínicas.

Na prática, isso significa que são pequenas e médias empresas cujo funcionamento se dá inteiramente de forma autônoma, ou seja, não há o investimento do capital de terceiros.

Fazer um bom controle das finanças ajuda a manter a qualidade e, com boas práticas na gestão de gastos, há a disponibilidade para o direcionamento de orçamento de forma adequada.

Em outras palavras, isso quer dizer que as clínicas devem separar organizar o faturamento e o fluxo de caixa, garantindo que haja orçamento para o cumprimento das normas, adquirindo os produtos como bobina plástico bolha atacado.

Por ser uma pauta de desafio comum à maioria das empresas brasileiras, é válido contar com a mão de obra de pessoas qualificadas, seja a contratação de profissionais ou de consultorias terceirizadas.

Atenção ao atendimento

O atendimento é etapa indispensável no sucesso organizacional, aliás, é esperado pelos clientes que os negócios proponham boas experiências.

Quem atua na área da saúde precisa estar preparado com empatia e respeito para respeitar as particularidades dos pacientes, que por muitas vezes podem estar enfrentando situações delicadas de saúde.

Além disso, o atendimento aponta diretamente para a jornada dos clientes, indicador que mede toda a vivência obtida, desde o contato inicial até o pós-venda, ou então a conclusão de algum tratamento.

Dadas as dificuldades comuns no mercado, é preciso que as empresas foquem no atendimento satisfatório, podendo investir no treinamento de funcionários e agregando novas soluções por intermédio da otimização e tecnologia.

Focar em meios simples pode ser a chave para satisfazer os clientes, por esse motivo clínicas com comodato máquina café são vistas regularmente, por exemplo.

Para que as ações tomadas possam efetivamente atender às expectativas, basta buscar compreender os clientes e a perspectiva dos funcionários, ainda que a decisão seja tomada majoritariamente pelas lideranças.

Análise de indicadores

Além de todo o plano estratégico, é fundamental estar atento para os dados, estes apontam para o efetivo resultado encontrado. Aliás, os dados são meios de medir o êxito ou necessidade de ajuste de um plano de ação.

Uma clínica especializada na realização de exames com aparelho de raio x panorâmico ressalta que foi crucial implementar meios de analisar a produtividade e a satisfação dos clientes.

Apesar de todos os obstáculos vistos com frequência no mercado, dispor dos indicadores ajuda as equipes e liderança a tomarem decisões assertivas e que fazem sentido com a demanda e com os objetivos gerais e específicos.

Conheça as vantagens da gestão

Depois de expor os desafios e enfatizar as pautas importantes para a gestão de clínica médica, deve-se acentuar as vantagens desse mecanismo.

Não necessariamente todos os gestores e líderes têm o entendimento das vantagens da gestão, porque é um costume cultural das empresas brasileiras em “aprender na prática”.

No entanto, indo ao encontro das tendências a nível mundial e como um meio de driblar os desafios é indispensável focar na implementação de boas práticas de gestão, evitando prejuízos e maximizando as oportunidades de ganho.

1. Satisfação de clientes

A satisfação de clientes e/ou pacientes é a primeira vantagem obtida com a implementação das boas práticas de gestão, no entanto, não é somente esse o único resultado necessário.

Investir em questões como a estética e conforto das clínicas, com a inclusão de móveis funcionais como armário aéreo escritório, pode ajudar a transmitir boas sensações aos pacientes, fomentando o chamado marketing de referência.

O marketing de referência é um meio de obter mais pacientes, mas sem o investimento direto. É o acontecimento gerado pelo atendimento satisfatório, onde um paciente indica a clínica a outro de acordo com sua vivência.

2. Controle do fluxo de caixa

O controle de fluxo de caixa é uma preocupação frequente das empresas, afinal, por intermédio deste pode-se obter um crescimento positivo e igualmente desfrutar de uma recessão nociva aos negócios.

A gestão dos custos operacionais de clínicas é fundamental para a garantia da qualidade, havendo disponibilidade de orçamento tanto para a compra de materiais essenciais quanto investimentos em outros pontos, como estrutura e atendimento.

3. Alinhamento de equipe

O sucesso organizacional deve ser construído a quatro mãos, isto é, deve acontecer um trabalho conjunto entre os líderes e equipes.

A gestão de pessoas, apesar de ser uma pauta deixada de lado por muitas vezes, é crucial para diferentes segmentos nos negócios.

Por fim, investir e treinar pessoas também é uma etapa crucial para a gestão de clínicas médicas, logo, é indispensável focar na contratação de pessoas qualificadas e na otimização do clima organizacional.

Considerações finais

A gestão é ponto crucial para as empresas, aliás, conforme relatam os especialistas, esta é a chave do sucesso organizacional.

Contudo, buscar adaptar as dicas de gestão com o escopo de clínicas médicas é fundamental, pois somente assim pode-se obter uma gestão eficiente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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