5 dicas de como contratar profissionais da beleza

A contratação de novos profissionais é um desafio para qualquer segmento, e não seria diferente no universo dos salões de beleza e clínicas de estética, embora haja muitos profissionais no mercado da beleza, isso não quer dizer que todos eles estão preparados para prestar o melhor atendimento.

Se você pensa em abrir um novo negócio, ou deseja manter seu empreendimento, seja um salão ou uma clínica de estética, funcionando com o máximo de desempenho é necessário obter uma equipe de alto nível. E para isso acontecer é fundamental contratar profissionais da beleza de com boas qualificações e com o perfil que encaixa com seu negócio.

Pensando nisso, preparamos 5 dicas essenciais para você que quer montar uma equipe de sucesso! Vamos ver?

 

1. Onde encontrar os profissionais da beleza?

 

Primeiro de tudo, precisa saber onde encontrar os profissionais que estão disponíveis e procurando novas oportunidades. Hoje, com a internet, essa busca tornou-se prática e fácil por toda a acessibilidade, além de proporcionar uma pesquisa muito mais profunda sobre o possível candidato antes mesmo do primeiro contato.

Veja algumas formas de pesquisa:

  • Podemos utilizar plataformas de vagas de emprego, onde o candidato cadastra seu currículo, e as empresas divulgam as vagas disponíveis.
  • Redes sociais: existem vários grupos de divulgação de vagas direcionados para a área que você precisa, ou seja, um grupo apenas para pessoas interessadas em vagas para profissionais da beleza.
  • Indicações de profissionais através de clientes e funcionários. Pergunte as pessoas do seu universo por indicações de profissionais de destaque
  • Entre em contato com os melhores cursos profissionalizantes, converse com os gestores e professores, e peça indicações.
  • Você pode divulgar sua vaga através de anúncios pagos, aproveite essa opção para segmentar bem suas preferências, o que direciona o seu anúncio exatamente para o perfil de profissional que você procura

 

2. Identificação do perfil profissional

 

 Na hora de contratar um novo funcionário é muito importante identificar o perfil profissional e comportamental, e assim observar se ele realmente encaixa com seu ambiente e estilo de trabalho.

Por exemplo, se você tem uma clínica de estética clássica que atende clientes mais exigentes, procure então profissionais mais adequados para esse tipo de público.

Dessa forma, você evita uma série de prejuízos, como: alta rotatividade, gastos com treinamento e perda de tempo, selecionando e treinando pessoas que não permanecerão no quadro de pessoal da empresa.

 

3. Teste as habilidades prática dos profissionais

 

Antes de firmar um contrato com o novo profissional, é interessante pedir a realização de um teste prático. Dessa forma, você pode verificar as competências reais desse candidato e avaliar a forma como ele trabalha.

Aproveite para perguntar se esse profissional tem outros conhecimentos que podem ser úteis para o seu salão ou clínica de estética.

 

4. Pesquise referências profissionais anteriores

 

Entre em contato com locais onde esse candidato trabalhou anteriormente e busque referências.

E, também, faça uma pesquisa nas redes sociais como, Facebook e Instagram, e conheça um pouco mais sobre o comportamento do candidato, é legal ter um aprofundamento maior sobre o estilo de vida e preferências

 

5. Seja transparente e objetivo

 

Durante todo processo seletivo, seja transparente e objetivo quanto às expectativas da empresa sobre esse profissional. Seja honesto em relação ao trabalho, salário, rotina, dessa forma você evita que o futuro funcionário aceite a vaga, e pouco depois, perceba que ela não é o que ele esperava, e assim acaba se frustrando e não oferecendo o seu melhor desempenho.

Seguindo essas dicas, você consegue contratar um excelente profissional da beleza e tem boas chances de montar uma equipe com um alto nível de desempenho.

Quer saber mais dicas e informações para o seu salão de beleza ou clínica de estética?  Siga nossa rede social 😉

Facebook: @beautypay

Instagram: @beautypay