Split de pagamento em clínicas: o que é e como funciona?

O uso de cartões de crédito e débito vem crescendo de forma significativa. Só em 2017, o número de transações de cartões aumentou 5,5% contra 4% dos pagamentos em dinheiro.

A expectativa é de que o número da utilização de cartões continue em grande crescimento superando a utilização de dinheiro vivo ou cheques.

Considerando essa transformação no comportamento do consumidor é muito importante que os empreendedores acompanhem e se adaptem a essa nova realidade, tendo disponível e em pleno funcionamento a opção de pagamentos através de cartões de crédito e débito.

Esse crescimento não é diferente para o universo das clínicas e consultórios médicos. A tendência é que os pacientes paguem cada vez mais através de cartões, e para as clinicas se manterem competitivas no mercado e não perderem possíveis pacientes, é imprescindível que disponibilizem a opção de recebimento através de cartões e até mesmo a possibilidade de parcelamentos, visto que alguns procedimentos possuem altos valores.

Ao receber através de cartões surge um novo desafio para as clínicas, já que normalmente o recebimento precisa ser repassado para os profissionais envolvidos. É aí que entra o Split de Pagamento. Vamos entender?

 

O que é o Split de Pagamento?

Quando um paciente realiza o pagamento para a clínica ou consultório médico, esse valor precisa ser repassado para os profissionais envolvidos no procedimento, por exemplo, a porcentagem correspondente para o médico que realizou o atendimento.

O split de pagamento é a solução que realiza essa divisão quando os pacientes fazem o pagamento através da maquininha de cartão.

Basicamente, é uma inteligência de distribuição de pagamentos automatizada.

 

Como funciona o Split de Pagamento em clínicas?  

A divisão dos pagamentos funciona de forma bem simples. Ao configurar o sistema na maquininha, as informações dos médicos e outros profissionais são cadastradas. Informações como:

  • Nome
  • CPF/CNPJ
  • Conta bancaria

Então, ao efetuar o pagamento, o próprio operador da maquininha já seleciona os beneficiários, que receberão o seu pagamento de forma simultânea, sem grandes burocracias ou processos demorados.

Além da praticidade na divisão de recebimentos há várias outras vantagens e benefícios para a gestão financeira da clínica médica ou consultório, vamos ver?

 

Vantagens e benefícios do split de pagamento:  

# Controle do fluxo de caixa: Com a distribuição de recebimentos de forma automática, a clínica médica não precisa mais desfalcar seu caixa para efetuar os pagamentos dos profissionais. Eles receberão seus pagamentos de acordo com a forma que o cliente pagou, ou seja, se o pagamento for parcelado, o profissional também receberá o valor daquele serviço de forma parcelada.

# Fim da bitributação: A divisão dos recebimentos proporciona o fim do pagamento de impostos em duplicidade, o que gera uma economia significativa para a clínica, já que são emitidas diferentes notas fiscais das partes envolvidas. Por exemplo, a clínica emitirá uma nota fiscal referente à sua porcentagem e o médico uma segunda nota fiscal referente à sua parte.

# Praticidade e velocidade: Recebimentos mais rápidos de forma automatizada, diminui os erros e o trabalho operacional de realizar os repasses já que tudo acontece de forma simultânea e automática.

 

Como adquirir um bom sistema de Split de Pagamento?

O mercado disponibiliza diversos tipos de maquininhas que possibilitam o split, muitas opções com diferentes taxas e bandeiras aceitas.

Nós, da ContSelf, apresentamos a única solução completa, que vai muito além da divisão dos pagamentos, o Saúde Pay.

Com a nossa solução, além de obter uma máquina que faz a divisão dos seus pagamentos de forma segura e simplificada, você conta também com:

  • Sistema integrado que proporciona a emissão de notas fiscais de forma automática
  • Acompanhamento das notas fiscais
  • Integração com seu sistema clínico (compartilhamento de dados)
  • Fim da bitributação, economia de até 40% em impostos
  • Controle de atendimentos
  • Geração de carnê-leão e DMED

Entre outros benefícios que apenas o Saúde Pay disponibiliza.

 

Implementação da solução na sua Clínica Medica

Após a identificação das reais necessidades da clínica, os termos contratuais acordados, e tendo recebido todos os dados necessários para configuração e cadastramento o sistema estará em pleno funcionamento com até duas semanas.

A clínica contará também com treinamento e suporte para os profissionais que irão operar o sistema e com uma equipe disponível para solucionar qualquer dúvida ou dificuldade do dia a dia. Contrate a solução tributária Saúde Pay! Não perca mais clientes, se mantenha atualizado com o mercado, garanta o split de pagamento de forma descomplicada e segura e elimine a bitributação do seu empreendimento gerando economia com impostos.