5 dicas para um Marketing Médico eficiente e dentro das normas do CFM

Atualmente o comportamento dos consumidores/pacientes é bem diferente dos de anos passados. As pessoas estão buscando e pesquisando muito mais a respeito dos produtos e serviços que elas precisam, e também procuram entender sobre o problema que estão vivendo antes de finalmente buscar uma solução para o mesmo.

Isso significa que, para uma empresa ser lembrada e considerada ela precisa ser vista no momento da busca desse consumidor, e a melhor ferramenta para isso é o Marketing.

Na área médica o marketing é um pouco mais especifico e exige alguns cuidados, já que o CFM (Conselho Federal de Medicina) determina algumas regras quanto à publicidade médica.

Então como realizar o marketing médico, divulgando os seus serviços ou empreendimento de forma eficiente e respeitando as normas do CFM?

Preparamos 5 dicas que irão te ajudar a descobrir como iniciar o seu marketing médico de forma eficiente e ética. Continue lendo e veja!

1 –  Faça uma boa estratégia para o seu marketing médico

 O primeiro passo é definir uma boa estratégia de marketing e identificar os objetivos da divulgação.

Não adianta nada investir em vários canais às cegas. Dessa forma você acabará perdendo dinheiro sem alcançar o resultado esperado.

Saiba qual é o seu objetivo com o marketing, quer seja a atração de pacientes, a divulgação da marca, o reconhecimento ou fidelização de pacientes, por exemplo.

A partir disso passe para o planejamento e para a execução das ações que irão te ajudar a alcançar os seus objetivos.

 2 – Invista em marketing digital

Com a utilização da internet cada vez maior, o comportamento do paciente mudou e a forma de chegar até ele também.

Antes, os catálogos de convênios e as indicações garantiam um bom número de pacientes para clínicas e médicos. Hoje esses recursos ainda funcionam, mas não são suficientes para uma atração e fidelização significativa de pacientes.

Mas como utilizar o Marketing Digital para atração de clientes? Seguem, abaixo, algumas boas práticas:

  • Produção de Conteúdo – Escreva conteúdos relevantes no blog do seu site. Conteúdos ricos mostram conhecimento e autoridade sobre o seu assunto, além de melhorar o posicionamento em mecanismos de busca, por exemplo: Google.
  • E-mail Marketing – O disparo de e-mails é uma boa opção para nutrir e cultivar sua base de antigos clientes ou pessoas que já demonstraram interesse no seu serviço. Ajuda na atração e fidelização de pacientes.
  • Crie espaço para conversão – Aproveite o seu site para captar e conseguir dados de possíveis pacientes. Essas informações serão úteis para alimentar o interesse dessas pessoas e conseguir atraí-las até a sua clínica ou consultório médico. Faça isso através de formulários como, “tire suas dúvidas”, ou ofereça um conteúdo rico.
  • Links Patrocinados – Investir em links patrocinados também é uma boa opção para conseguir filtrar e ser visto por quem realmente importa para sua clínica. Além de conseguir “comprar” posições mais altas em mecanismos de busca.

3 – Esteja presente nas redes sociais

Crie perfis profissionais nas redes sociais e tenha uma interação maior com o seu público, tomando o devido cuidado para não desrespeitar nenhuma norma do CFM. Sempre identifique o seu conteúdo e busque publicar e divulgar informações que agreguem conhecimento e melhorem a qualidade de vida aos seus seguidores.

Veja algumas redes sociais interessantes para criar um perfil:

  • Facebook: Disponibiliza uma fanpage (uma página destinada às marcas e empresas) com várias ferramentas e diferentes possibilidades para divulgação.
  • Instagram: É uma rede social mais descontraída, que trabalha com fotos e vídeos. Procure usar peças gráficas atrativas para chamar a atenção do público e conquistar seguidores.
  • LinkedIn: Essa rede é voltada para utilização profissional. É uma ótima opção para manter contato com parceiros, colegas e criar networking e ainda ser visto por pacientes presentes na rede.

4 – Busque a consultoria de empresas ou profissionais especializados em marketing médico

Os profissionais da saúde contam com pouco tempo livre para dedicar às estratégias de marketing ou às produções de conteúdo. Por isso, é uma boa opção procurar ajuda de especialistas na área.

O mercado oferece diversas empresas e profissionais autônomos voltados para as estratégias de marketing, ou até mesmo para a produção de conteúdos relevantes.

Procure empresas que já tenham trabalhado com a área da saúde. Esse conhecimento prévio pode ajudar e facilitar muito o processo de definição das suas personas (público alvo) e as melhores formas de se promover de forma ética.

Ao procurar ajuda que já tenha conhecimento na área médica você também diminuirá o risco de investir muito dinheiro em ações que não trarão o retorno esperado.

5 – Quais práticas devem ser evitadas no Marketing Médico

 Algumas ações devem ser evitadas no marketing médico e requerem muita atenção para não desobedecerem à regulamentação do Conselho Federal Medicina

Seguem algumas dicas essenciais que não podem passar despercebidas:

  • Sempre identifique o médico responsável nos conteúdos criados e promovidos, através do nome, especialidade e os números de registro.
  • Nunca divulgue informações ou imagens de pacientes.
  • Não promova uma especialidade que você não possui, apenas aquelas as quais é registrado.
  • Não use termos que podem sugerir superioridade, assim como não se deve garantir resultados.
  • Não use a infraestrutura, como aparelhos tecnológicos, para promover a sua clínica ou consultório médico.

Essas são algumas dicas que irão te ajudar a iniciar o marketing médico de forma eficiente e dentro da regulamentação exigida. O marketing é uma ferramenta muito abrangente que disponibiliza diversas formas de buscar e conquistar os objetivos do seu consultório ou clínica médica.

O segredo é realizar diversos testes e mensurar suas ações (ROI- retorno sobre investimento) até encontrar a forma ideal de atingir o seu público e conquistar a sua atenção. Boa Sorte! 😉