Marketing Digital, como aplicar em Clínicas Médicas

O Marketing Digital está presente em praticamente todas as áreas de atuação, a popularização da internet e o acesso cada vez maior influenciou o comportamento do consumidor na hora de realizar pesquisas, buscar novos produtos e serviços.

Considerando esse cenário é imprescindível estar dentro do universo digital para ser visto e disputar lugar com toda a concorrência.

Na área de serviços para saúde não seria diferente, a maioria dos pacientes fazem pesquisas para descobrir onde estão as melhores clínicas, médicos, comparar valores, conferir a reputação da clínica, entre outros.

Sendo assim, se você quer estar por dentro do mercado e garantir uma maior atração de pacientes é muito importante começar ou melhorar a prática marketing digital da sua clínica médica!

Preparamos nesse artigo algumas dicas que irão te ajudar nesse processo, vamos ver?

 

1 – Fique de olho nas normas do CFM

 

O Conselho Federal de Medicina possui algumas normas que restringem a publicidade na área médica, é preciso ficar atento para não desrespeitar nenhuma regra e mesmo assim conseguir divulgar a sua clínica e serviço.

Mesmo com algumas restrições é possível praticar o marketing digital através da produção de conteúdo, divulgação em redes sociais e envios de email marketing.

Alguns dados, de acordo com o Manual de publicidade Médica, são obrigatórios em todas as peças e anúncios publicitários, como por exemplo:

  • Nome Completo do Médico
  • Registro do Médico do Conselho Regional de Medicina – CRM
  • Nomes das especialidade médica (máximo duas)
  • Registro de qualificação especifica – RQE

 

2 – Produza materiais ricos e divulgue nas redes sociais

 

Uma das melhores práticas do marketing digital é a produção de materiais e conteúdos ricos e interessante para o seu público.

A construção de um blog com conteúdo interessante e a disponibilização de materiais ricos com planilhas e ebooks, atraem novos visitantes para o seu site e melhoram o rankeamento do mesmo em mecanismos de busca, como o google, ou seja, você será mais visto.

 

3 – Defina bem que é e onde está o seu publico alvo

 

Para que sua estratégia de marketing seja efetiva é essencial saber quem é seu publico e a melhor forma de chegar até ele, assim não fará investimentos desnecessários e que trarão poucos resultados

Faça pesquisas, pergunte aos seus pacientes atuais quais redes eles mais acessam e invista seus recursos nessas redes e terá um resultado mais assertivo.

Também é necessário entender e falar a mesma linguagem que o seu público, para que a comunicação seja atrativa e fácil de ser entendida.

4 – Mensure regularmente seus investimentos e retornos.

É muito importante acompanhar os seus investimentos e mensurar os resultados para avaliar o que realmente está trazendo uma resposta positiva para o seu empreendimento.

Qual ação é melhor suspender e qual vale a pena continuar investindo.

Você pode utilizar algumas métricas como:

  • Calcular o Roi
  • Taxa de Rejeição – Quantos usuários acessam seu site e abandonam logo em seguida.
  • Taxa de Conversão – Usuários se tornam cliente através das suas ações de marketing.

 

5-  Invista em links patrocinados e seja visto.

 

O Marketing digital oferece várias ferramentas para que o seu empreendimento apareça na hora certa para as pessoas certas.

Uma dessas opções são os links patrocinados, existentes nas redes sociais e em mecanismos de buscas.

Com ele você pode anunciar e divulgar postagens e materiais ricos com um alcance muito maior e um direcionamento mais assertivo para o perfil do seu público, e aparecer em posições mais altas no google.

São fermentas especificas, como o google adwords, para anúncios na rede do google como diversas opções de abordagem, e o facebook ADS que também oferece diversas formar de anunciar dentro a rede social do facebook.

O ideal é saber onde o seu publico está e a melhor forma de atingi-lo.

 

Marketing Digital para clínicas médicas

 

Seguindo esses passos você vai conseguir construir e aplicar um marketing digital eficiente para sua clínica médica, e consequentemente atrair novos pacientes cada vez mais qualificados e fidelizados.

Você também pode buscar por empresas e profissionais especializados em marketing digital que irá te ajudar a encontrar seu público e definir qual será as melhores ações a serem realizadas.

O mais importante é sempre buscar a inovação e acompanhar as mudanças do mercado que está cada vez mais presente no universo online.