Como Melhorar a Administração da sua Clínica Médica

Para ter uma clínica médica de sucesso é necessário uma equipe capacitada e disposta a enfrentar desafios. Desde os profissionais da saúde, passando pelo atendimento ao público, até os profissionais que cuidam da limpeza do local, todos devem estar alinhados ao propósito de seu consultório.

Ao lidar com uma equipe diversificada, é comum enfrentar algumas complicações. Por isso, a administração da sua clínica médica deve ser feita com muito cuidado e planejamento.

Dúvidas são sempre muito comuns quando se trata da administração de um negócio, visto que sempre buscamos o melhor atendimento para os clientes visando a melhor experiência possível e sua satisfação. Além do atendimento humanizado, a tecnologia também pode ser uma grande aliada neste processo.

Neste artigo vamos destacar sete pontos para que a administração de sua clínica médica ou consultório seja mais assertiva, tenha um maior controle e eficiência sobre todos os processos.

 

1-      Ofereça um atendimento humanizado

O atendimento humanizado é a aproximação da clínica com o paciente, de forma a fazê-lo se sentir mais confortável e seguro em um momento delicado da sua vida. Para criar um bom ambiente, é preciso uma relação interpessoal e personalizada desde o primeiro momento do atendimento, na recepção, até o último período do tratamento.

O estreitamento da relação entre os profissionais da clínica e o paciente apresenta benefícios para ambas as partes. O paciente se sente seguro e protegido, e a instituição ganha satisfação profissional e pessoal para todos, além de fidelizar e conquistar boas referências.

 

2-      Aposte na medicina preventiva

Orientar os pacientes da importância da prevenção e consultas de rotina é uma forma de colocar em prática o atendimento humanizado.

Com a tecnologia e modernidade dos equipamentos, é possível encontrar sinais suspeitos ou sintomas característicos de uma doença e desencadear uma investigação mais aprofundada, caso necessário.

A realização dos exames de rotina e a possível identificação de doenças se tornam mais rápidas e eficazes, aumentando as chances de tratamento e controle em um estágio inicial. Quando falamos em uma doença grave, pode ser o diferencial para realizar um tratamento ainda mais efetivo.

É, também, a partir da medicina preventiva, que o profissional da saúde orienta os pacientes sobre a importância de se ter uma vida ativa, regrada, com uma alimentação balanceada e com prática de atividades físicas regulares.

 

3-      Potencialize a mão de obra da recepção

Em alguns casos, o médico tem apenas o auxílio de uma recepcionista em seu consultório. Dessa forma, é extremamente comum que ela, como única funcionária, fique sobrecarregada.

Para proporcionar uma boa experiência ao paciente desde o primeiro contato e evitar excesso de trabalho para a recepcionista, é importante otimizar ao máximo o tempo de trabalho da profissional.

Nessa situação, a forma mais eficaz de potencializar o trabalho da colaboradora é agregando recursos digitais para agendar consultas, anotações e todas as outras tarefas que facilmente podem se acumular.

Através de sistemas online, essas tarefas podem ser facilmente administradas, melhorando a otimização de tempo da colaboradora e facilitando a vida dos seus clientes.

 

4-      Tenha controle financeiro

A parte financeira não costuma ser o ponto mais forte de um médico, correto? Porém, esse ponto deve ser levado em conta com muito cuidado e atenção, tendo em vista a saúde financeira do consultório ou clínica. Com isso em mente, é importantíssimo buscar ferramentas que possam auxiliar no fluxo de caixa, emissão de notas fiscais e afins.

Caso não esteja nos seus planos contratar um funcionário exclusivamente para isso, busque por dispositivos, softwares e aplicativos que possam auxiliar na administração das finanças. Eles são de suma importância para que haja o controle total da área financeira de sua clínica.

 

5-      Capacite seus funcionários

Capacitar seus funcionários é extremamente importante. Tanto para melhor atendimento dos pacientes, quanto para o desenvolvimento de seu estabelecimento.

Profissionais qualificados, atualizados e interessados nas novidades do mercado fazem com que o valor de conteúdo que seu consultório oferece para o paciente aumente. Profissionais mais capacitados podem exercer funções mais complexas e completas.

 

6-      Invista em tecnologia

A tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas e tem como um dos principais focos facilitar nossas atividades cotidianas. E não poderia ser diferente com clínicas e consultórios.

Administradores de consultórios e gestores podem automatizar a sua gestão buscando softwares para seus negócios. A área de tecnologia na saúde oferece soluções inteligentes, mais segurança para o paciente e economia para o consultório médico.  Existem plataformas que permitem organizar tudo que diz respeito à administração de uma clínica médica, desde agendamento, prontuário e histórico dos pacientes até as ferramentas financeiras que permitem repasses para médicos e geração de notas fiscais.

 

7-   Estabeleça metas de gestão

Os objetivos do seu consultório estão sendo alcançados? Novos pacientes estão chegando até você ou a qualidade do seu serviço está caindo ao longo do ano?

As metas auxiliadoras farão você chegar ao ponto de crescimento desejado. Ao catalogar seus objetivos, é possível reconhecer erros e acertos e ter controle como os pacientes se sentem em relação ao seu atendimento.

Oferecer uma pesquisa de satisfação pode ser um ponto de partida para melhorar a qualidade de seus serviços e, a partir de então, traçar um planejamento para alcançar o sucesso desejado.

Lembre-se também de revisar as metas de tempos em tempos e mensurar os dados colhidos. Além disso, uma equipe entrosada, motivada e capacitada faz toda a diferença para que as metas mensais, semestrais e anuais sejam atingidas.

Com a organização, dedicação e capacitação de todos os colaboradores aliada ao controle dos processos internos e visão de como o mercado recebe seu serviço, é possível otimizar o funcionamento administrativo de sua clínica médica e alavancar os resultados positivos do seu empreendimento!